Casos de feminicídio aumentam em 22,2% em 12 estados durante a pandemia

O Acre apresentou o pior índice, com aumento de 300% no número de casos

Por Da Redação
Às

Casos de feminicídio aumentam em 22,2% em 12 estados durante a pandemia

Foto: Divulgação | USP

Segundo levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os casos de feminicídio, crimes cometidos por homens contra mulheres motivados, principalmente, por causa da identidade de gênero da vítima, aumentaram em 22,2% em 12 estados do Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda (1) e fazem parte da pesquisa 'Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19.

A pesquisa revela que, entre os meses de março e abril, o número de feminicídios passou de 117 para 143. Um dos estados que apresentou o maior índice dos crimes de feminicídio foi o Acre, que registrou aumento de 300%. No estado, o total de casos passou de um para quatro ao longo do bimestre. 

Outros estados que apresentaram os piores índices para os crimes foram o Maranhão, com aumento de 6 para 16 vítimas (166,7%), e Mato Grosso, que iniciou o bimestre com seis vítimas e o encerrou com 15 (150%). Já os estados que registraram queda nos crimes foram o Espírito Santo (-50%), Rio de Janeiro (-55,6%) e Minas Gerais (-22,7%).

Com o isolamento social provocado pela pandemia, as vítimas acabam tendo que ficar confinadas com os agressores, o que gera um aumento nos dados sobre a violência contra a mulher. No mês de março, a FBSP também registrou um aumento de 17,9% no número de denúncias de violência contra a mulher. Em abril, o número subiu para 37,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário