/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Casos de miopia em adolescentes crescem 33,4%, alerta estudo do H.Olhos

Notícias
Saúde

Casos de miopia em adolescentes crescem 33,4%, alerta estudo do H.Olhos

Uso intensivo de dispositivos eletrônicos contribui para o aumento expressivo da miopia entre jovens

Por Da Redação
Casos de miopia em adolescentes crescem 33,4%, alerta estudo do H.Olhos
Foto: Reprodução/Istock/ilustrativa

Um estudo recente conduzido pelo H.Olhos - Hospital de Olhos, referência no tratamento de casos oftalmológicos complexos, indicou um aumento de 33,40% nos diagnósticos de miopia entre pacientes com idades entre 11 e 17 anos. Em uma comparação entre os anos de 2020 e 2022, o número de casos saltou de 24.810 para 33.096.

Especialistas do hospital destacam que esse crescimento na incidência de miopia entre adolescentes está diretamente associado ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, uma tendência que ganhou força nos últimos três anos.

A miopia também afeta uma parcela significativa da população com mais de 18 anos, demandando atenção. Entre 2017 e 2019, o índice de miopia teve um aumento de apenas 11,6%. No entanto, desde o início da pandemia até o momento, de 2020 a 2022, esse aumento se elevou para impressionantes 38,4%.

A exposição prolongada às telas e o uso desenfreado de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores é o principal fator por trás desse aumento. A Dra. Myrna Serapião, diretora médica da Vision One, rede à qual o H.Olhos pertence, explica que a exposição prolongada a esses dispositivos pode resultar em sintomas como fadiga visual, irritação e visão embaçada, contribuindo, a longo prazo, para o desenvolvimento da miopia.

Para prevenir esse cenário, Dra. Myrna Serapião destaca a importância da conscientização e da adoção de hábitos saudáveis, como pausas regulares durante o uso de dispositivos eletrônicos, a prática de atividades ao ar livre, manter uma distância adequada durante a leitura e uso de dispositivos, e verificar a iluminação adequada, podem auxiliar na prevenção da miopia e na manutenção de uma boa saúde ocular. A realização de exames oftalmológicos regulares também é crucial para o diagnóstico precoce da miopia, reduzindo os riscos de complicações a longo prazo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102