• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Casos de síndrome respiratória registra crescimento em todas as faixas etárias, aponta boletim Fiocruz

Casos de síndrome respiratória registra crescimento em todas as faixas etárias, aponta boletim Fiocruz

Pesquisador recomenda a manutenção de cuidados nas festas de fim de ano

Por Da Redação
Ás

Casos de síndrome respiratória registra crescimento em todas as faixas etárias, aponta boletim Fiocruz

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Entre os dias 11 e 17 de dezembro houve aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em estados de todas as regiões do país, com crescimento em todas as faixas etárias, de acordo com o Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (22). 

O estudo mostra crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas). A desaceleração na curva nacional pode ser atribuída à queda recente nos casos de SRAG nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Com a aproximação das celebrações de final de ano, o pesquisador Marcelo Gomes recomenda a manutenção de cautela em relação a situações de risco de infecção. “Especialmente para pessoas com maior risco de desenvolver casos graves, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2”, sinaliza.

De acordo com o boletim, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 80,2% Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para VSR; e 80,2% Sars-CoV-2.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.