Catar pretende enviar moradias temporárias utilizadas na Copa do Mundo para Turquia e Síria
Países foram atingidos por terremotos de magnitude 7,8 e 7,5 que causaram destruição e deixaram 37 mil mortos

Foto: OMS
O Catar pretende enviar 10.000 cabanas e caravanas utilizadas na Copa do Mundo de 2022 para abrigar os sobreviventes dos terremotos na Turquia e na Síria, afirmaram autoridades. As moradias temporárias foram construídas para o evento esportivo e seriam doadas após o fim da competição.
Um lote inicial de 350 estruturas foi enviado no domingo, destacou o Fundo de Desenvolvimento do Catar. No dia 6 de fevereiro, os países foram atingidos por terremotos de magnitude 7,8 e 7,5 que mataram mais de 37 mil pessoas no sudeste da Turquia e no norte da Síria devastado pela guerra. O número ainda deve subir, lamentam autoridades locais.
Além das mortes registradas nos países, dezenas de milhares de edifícios foram destruídos ou severamente danificados, deixando milhões de desabrigados. Já que os abrigos ficaram lotados nos dias após o terremoto, muitas pessoas dormiram do lado de fora em um clima úmido e invernal.
O Catar e outros países ricos do Golfo avaliam o envio de equipes de resgate e ajuda à região atingida. Os Emirados Árabes Unidos prometeram US$ 100 milhões para trabalhos de socorro. Já a Arábia Saudita encaminhou oito aviões carregados de suprimentos para a Turquia e a Síria.