CBF articula volta do futebol após enviar protocolo médico para Governo Federal
Ministério da Saúde ainda não respondeu a CBF sobre a aprovação do protocolo

Foto: Divulgação / Avaí FC
Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o protocolo de retomada progressiva do futebol está nas mãos do Governo Federal. Nesta segunda-feira (27), o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que jogos de futebol poderão ser retomados com portões fechados "em breve". A CBF realizou reuniões com clubes, federações e médicos para elaborar uma cartilha de cuidados, que é o ponto de partida para diversos clubes e federações pelo país.
O Ministério da Saúde ainda não respondeu a CBF sobre a aprovação do protocolo. Porém, indicou que até o fim de semana libera o documento. A previsão é de publicação e distribuição na próxima segunda-feira (4).
Apoiado em trabalhos acadêmicos, estudos de avanço da pandemia dentro e fora do país, o documento prevê testes em todo o país, foram listados 17 laboratórios que produzem os kits para exames de coronavírus. Mas ainda há algumas dúvidas sobre a aquisição dos testes.
Alguns clubes brasileiros já adiantaram encomendas, como o Flamengo, o Grêmio, o Palmeiras e o Bragantino. Nas reuniões desta semana, alguns clubes entenderam que vão precisar comprar sozinho os testes, mas outros aguardam ajuda da CBF e das federações. Sobre o protocolo, alguns já receberam de federações de outros estados, mas a maior parte ainda aguarda a CBF.