CBF fará reunião para discutir retorno do público nos estádios em competições nacionais

Prefeitura do Rio liberou o público no Maracanã

[CBF fará reunião para discutir retorno do público nos estádios em competições nacionais]

FOTO: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou que fará uma reunião extraordinária do Conselho Técnico para discutir o retorno do público nos estádios em competições nacionais. O encontro, marcado para esta quarta-feira (8), vai acontecer após a Prefeitura do Rio de Janeiro liberar, de forma gradativa, a presença da torcida a partir do dia 15 de setembro, quando o Maracanã terá Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Apesar da liberação efetuada pela prefeitura, os clubes precisam aprovar o retorno de público por meio de conselhos técnicos organizados pela entidade máxima do futebol. Além disso, este confronto em 15 de setembro é válido pela Copa do Brasil, competição de formato mata-mata, neste caso, o protocolo da CBF não permitiria a reabertura dos portões para o público.

Estratégia 

De acordo com a prefeitura do Rio, ficou definido que três eventos-teste serão realizados e cada um contará com aumento de público gradualmente. Flamengo e Grêmio (Copa do Brasil – 15/09) poderá contar com 35% da capacidade do estádio. Em 19 de setembro, Flamengo e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, contará com a presença de 40%. E no terceiro evento-teste, Flamengo e Barcelona de Guayaquil (Libertadores) com a possibilidade de 50%. Todos os três duelos serão disputados no Maracanã.

Para que os torcedores possam entrar no estádio, eles terão que se cadastrar em um sistema online, onde deverão inserir o comprovante de vacinação e teste RT-PCR ou antígeno para covid com até 48 horas de antecedência do jogo. Durante a partida, os torcedores deverão manter distanciamento social de 1 metro em planos de assentos disponíveis, além de fazer o uso de máscaras.

Nota do Flamengo

Em nota, o Flamengo disse que não cabe à CBF deliberar sobre o assunto. "Desde que as autoridades públicas permitiram o retorno do futebol sem público, o Flamengo sustenta, de forma clara e inequívoca, que não cabe à CBF ou aos clubes deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios, por não se tratar de matéria de sua competência desportiva".

Em seguida, o clube carioca afirmou que não participará da reunião convocada pela entidade. "Nesse contexto, o Flamengo, embora tenha sempre prazer em estar com os demais clubes e de estar presente na CBF, por uma questão de princípio e de lógica jurídica, não poderá aceitar a convocação feita, porque entende que seria um contrassenso participar de uma sessão deliberativa acerca de um tema que escapa à competência desportiva da CBF que está reservado às autoridades locais e colide com a decisão proferida pelo egrégio STJD, na pessoa de seu presidente".
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Empresas do Brasil miram oportunidades no bilionário mercado de alimentos do Canadá! ]

Setor deve movimentar US$ 145,4 bilhões em 2024 e cresce, em média, 5% ao ano com importações de diversos países

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!