Celulares podem sofrer danos com altas temperaturas do verão
Aparelhos expostos à luz do sol podem danificar bateria e display

Foto: Reprodução/ ThinkStock
Com a proximidade do verão entrar em vigor no dia 21 de dezembro, alguns cuidados devem ser tomados com os celulares, pois as altas temperaturas podem causar danos que afetam o funcionamento dos aparelhos expostos à luz ou calor do sol ou dentro do carro, por exemplo.
Segundo Rudolf Buhler, do departamento de engenharia elétrica da FEI, o recomendado é que os usuários não exponham os dispositivos por muito tempo no sol. “O calor pode danificar alguns componentes vitais do celular, como a bateria, fazendo com que ela dure menos, e a tela, que pode começar a apresentar manchas escuras causadas por danos ao display”, destaca o engenheiro.
Entre os cuidados, também está não deixar o celular sobre superfícies de metal, pois segundo ele, pode potencializar os prejuízos provocados pelas altas temperaturas. “O metal conduz muito bem o calor e isso ajuda a aquecer mais o aparelho.”
O engenheiro indica que os aparelhos fiquem em uma temperatura ambiente, com máxima de 35°C. E em casos de superaquecimento, a dica é deixar o celular descansar longe do sol ou de altas temperaturas. Desligar ajuda bastante. Só deixar ele um pouco com a tela desligada pode ajudar também a esfriar, isso em cerca de cinco ou dez minutos", sugere.