Cem sarcófagos de mais de 2,5 mil anos são encontrados no Egito
Múmias, estátuas pintadas com ouro e outros artefatos antigos também foram encontrados

Foto: GETTY IMAGES
Durante uma escavação na antiga necrópole de Saqqara, ao sul de Cairo, foram encontrados 100 sarcófagos, quarenta estátuas pintadas com ouro e outras antiguidades , além de algumas múmias dentro dos túmulos. O anúncio foi feito no último fim de semana pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.
De acordo com o órgão público do país, os caixões de madeira possuem mais de 2,5 mil anos, e estavam em boas condições.
Os objetos estavam a 12 metros de profundidade em uma região próxima à pirâmide de Djoser, em Saqqara. O local é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.
Segundo o ministro de Turismo e Antiguidades do Egito, Khaled el-Enany, os sarcófagos encontrados são a maior novidade arqueológica do país em 2020.
Além dos sarcófagos e das estátuas, também foram encontradas máscaras funerárias, amuletos e vasos canópicos. De acordo com o ministro do Egito, os itens pertenciam aos faraós da 26ª Dinastia do Egito, que governaram o país entre os anos 600 a.C a 525 a.C.
Parte dos sarcófagos vão ser transferidos para o Museu Egípcio, na cidade do Cairo, como uma forma de presente para celebrar os cento e dezoito anos da instituição.
Outo local que tbm vai receber parte dos artefatos é o Grande Museu Egípcio, deve ser inaugurado em 2021.