CEO do Grupo Silvio Santos aborda a importância da escuta humana diante dos avanços tecnológicos!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
A CEO do Grupo Silvio Santos, Ana Karina Bortoni, participou nesta terça-feira, 9 de setembro, do tradicional Conarec – Congresso das Relações Empresa-Cliente, no ExpoTransamérica, em São Paulo (SP). Em sua 23ª edição, o evento aborda os dilemas e benefícios trazidos pela Inteligência Artificial, sob o tema “CX Super-Humano: emocional, criativo e exponencial”.
Ana Karina esteve no painel “Dados X Intuição: Estratégias dos CEOs na Tomada de Decisão”, no palco principal do evento, ao lado da CEO da agência WMcCann, Renata Bokel; do CEO da Unidas, Carlos Augusto Moreira; e de João Cox, sócio fundador da Cox Investments & Advisory, mediador do painel.
Em um cenário corporativo cada vez mais orientado por dados, os CEOs enfrentam o desafio de equilibrar a precisão analítica com a intuição executiva na tomada de decisões estratégicas. Nesse contexto, Ana Karina destacou o grande avanço de transformações ocorridas em vários negócios do Grupo Silvio Santos nos últimos dois anos, em razão da digitalização e da expansão do uso das redes sociais.
“Até dois anos, a TeleSena era vendida só em lotéricas e Correios, com um perfil de consumidor 55+. Agora, temos mais de 60% das vendas da TeleSena de forma digital, com um perfil diferente”, exemplificou. “Com isso, você consegue ter muito mais dados sobre as preferências das pessoas. No SBT, lançamos o +SBT no ano passado, plataforma de streaming que já tem mais de 19 milhões de downloads. Ali, você consegue saber do que de fato a turma gosta, em tempo real. A gente consegue monitorar os produtos que fazem a diferença. O principal é como a gente muda a cultura desse consumo: o que a gente tem de mudar, como a gente tem de agir? Não adianta haver uma mudança do negócio se você não souber lidar com isso”, observou.
Até em função dos mecanismos trazidos pela era digital e pela IA, Ana Karina ressaltou a importância da intuição e da experiência humana na observação e na escuta necessária para o bom aproveitamento desses recursos. A executiva citou como um comentário sobre o perfume do Cebolinha viralizou em rede social e motivou ações específicas da empresa para ampliar a potencialidade de vendas do produto, que se tornou um hit da marca e já inspira novidades da Turma da Mônica no menu de fragrâncias da casa. O exemplo mira a relevância de combinar tecnologia com intuição e senso de oportunidade.
Para Ana Karina, a tecnologia vem transformando os negócios de modo muito útil ao consumidor e às empresas, mas a percepção humana ainda é fundamental para que saibamos como lidar com esse universo.