Cerca de 2.000 voos foram cancelados na véspera de Natal devido o avanço da Ômicron
Os Estados Unidos, país mais impactado, teve cerca de 460 viagens suspensas, o equivalente a 22% do total

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Com o rápido avanço da nova variante Ômicron, mais de 2.000 voos ao redor do mundo foram cancelados nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, segundo o site de monitoramento Fligth Aware. Os Estados Unidos, país mais impactado, teve cerca de 460 viagens suspensas, o equivalente a 22% do total.
Segundo as companhias aéreas, elas enfrentavam problemas com falta de pessoal por conta da infecção de seus funcionários ou ao isolamento forçado. A United Airlines disse que o aumento do número de casos em razão da Ômicron "teve um impacto direto em nossas tripulações de voo e nas pessoas que comandam nossas operações".
A companhia aérea Delta destacou na quinta-feira que "esgotou todas as opções e recursos - incluindo redirecionamento e substituições de aeronaves e tripulações para cobrir voos programados - antes de cancelar cerca de 90 voos para sexta-feira".
Muitos países europeus se preparam para estabelecer novas restrições logo após o período festivo, incluindo a Alemanha, que restringirá as reuniões privadas a 10 pessoas e fechará casas noturnas a partir de 28 de dezembro. Os jogos de futebol também serão disputados de portas fechadas. Portugal decretou o encerramento de bares e boates a partir de 26 de dezembro e tornou obrigatório o trabalho em casa a partir dessa data até 9 de janeiro.


