Cerimônia da ONU homenageia mais de 200 mil haitianos que morrerem em um terremoto

Tragédia aconteceu há 10 anos

[Cerimônia da ONU homenageia mais de 200 mil haitianos que morrerem em um terremoto]

FOTO: ONU

Uma cerimônia solene na sede da ONU, em Nova Iorque, homenageou nesta sexta-feira (17), mais de 200 mil haitianos que morreram no devastador terremoto que atingiu a nação insular há dez anos. A homenagem incluiu os 102 funcionários das Nações Unidas vitimas dos pela tragédia.

Os haitianos estavam começando um novo ano com otimismo, lembrou o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a cerimônia, mas “em alguns segundos, suas esperanças se transformaram em pó”.

Em seu discurso, o chefe da ONU refletiu sobre vários aspectos dos esforços das Nações Unidas no Haiti que causaram mais danos do que benefícios, lembrando a epidemia de cólera que começou em 2010, que se acredita ter sido importada por forças de paz.

“Entre os muitos desafios, as Nações Unidas lamentam profundamente a perda de vidas e o sofrimento causados pela epidemia de cólera. Dou boas-vindas ao progresso significativo que foi feito para eliminar a doença. Também estamos comprometidos com a resolução de casos pendentes de exploração e abuso sexual”, afirmou Guterres.

Ele disse que o novo Escritório Integrado no Haiti (BINUH), que substituiu a operação de manutenção da paz e as 19 agências, fundos e programas presentes no país, “continuará trabalhando em parceria com o povo haitiano no caminho da recuperação e da prosperidade”.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!