• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cerrado perdeu área equivalente a 2 mil campos de futebol entre outubro e novembro

Cerrado perdeu área equivalente a 2 mil campos de futebol entre outubro e novembro

IPAM aponta perda de 115 mil hectares de vegetação nativa no período

Por Da Redação
Ás

Cerrado perdeu área equivalente a 2 mil campos de futebol entre outubro e novembro

Foto: Agência Brasil

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) nesta quinta-feira (15), mostram que o Cerrado perdeu 115.694 hectares de vegetação nativa entre outubro e novembro deste ano, o que equivale ao desmatamento de quase dois mil campos de futebol por dia ou a área total de Palmas no período. 

“É interessante olhar para a abertura de grandes áreas nesses municípios, para além daqueles que já são ‘figurinha carimbada’. Assim, podemos estudar como o desmatamento se comporta no Cerrado e quais são as tendências de expansão”, diz Juan Doblas, pesquisador no IPAM.
 
De acordo com o levantamento, o desmatamento no bioma se mantém praticamente no mesmo e elevado patamar observado em outubro e novembro do ano passado, quando 110.873 hectares foram desmatados. Segundo pesquisadores, essa é uma época do ano na qual já deveria ser observada uma queda mais acentuada na atividade. “O ano está acabando e o Cerrado continua com altas taxas de desmatamento, sendo que, mais uma vez, mais da metade do que foi desmatado no bioma está no Matopiba, apontando, inclusive, para um novo aumento do ritmo de desmatamento dentro dessa região”, avalia Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM.
 
A fronteira agrícola do Matopiba compreende 337 cidades dos estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com produção majoritária de soja, milho e algodão. Em outubro e novembro deste ano, a região concentrou 54%, ou 62.648 hectares, do desmatamento no Cerrado. No mesmo período do ano passado, teve 57%, ou 64.083 hectares, do total desmatado.

Estados 

Tocantins é o segundo estado mais desmatado no bimestre, com 21.419 hectares derrubados, atrás de Maranhão, com 31.481 hectares. Mato Grosso e Goiás quase se equivalem na sequência, com 14.159 e 13.231 hectares, respectivamente. Piauí (11.138 ha), Minas Gerais (8.550 ha), Mato Grosso do Sul (7.902 ha) e Bahia (6.746 ha) fecham a lista. Os maiores aumentos em relação a outubro e novembro do ano passado foram nos estados Mato Grosso (182%), Mato Grosso do Sul (127%) e Maranhão (24,71%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário