/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Cerrado tem a maior área sob alerta de desmatamento para agosto desde 2018

Notícias
Brasil

Cerrado tem a maior área sob alerta de desmatamento para agosto desde 2018

Dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Por Da Redação
Cerrado tem a maior área sob alerta de desmatamento para agosto desde 2018
Foto: Reprodução/Twitter/AFP

O monitoramento do sistema Deter-B, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que o Cerrado registrou, em agosto, uma área de 433 km² sob alerta de desmatamento, a maior para o mês desde 2018. O resultado  é mais que o dobro da área sob alerta em agosto de 2020. Na Amazônia Legal, houve 918 km² de área sob alerta de desmatamento em agosto, terceiro pior número nos últimos 3 anos. 

A maior parte do desmatamento visto em agosto no Cerrado ocorreu no Maranhão (123 km², equivalente a 28% do total). Em segundo lugar veio o Tocantins (92 km²) e, em terceiro, a Bahia (71 km²). O mês passado marcou o início da temporada de desmatamento no bioma, segundo os dados do monitoramento.  A medição do desmate no Brasil, tanto no Cerrado como na Amazônia,  considera sempre a temporada que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte, por causa das variações do clima. Além da alta no desmate, o Cerrado também registrou, de 1º de janeiro até 31 de agosto deste ano, o maior número de focos de queimadas para esse período desde 2012.

Ao todo, o bioma, que é o segundo maior do Brasil, ocupa quase um quarto do território brasileiro e está presente em 15 estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins e, além desses, está presente no Distrito Federal.

Amazônia Legal

Na Amazônia Legal, a área sob alerta de desmatamento foi de 918 km² em agosto, terceiro pior número nos últimos 3 anos. A região também viu o terceiro pior número de queimadas em 3 anos no mês passado, acima da média histórica. Em julho, um estudo liderado por uma pesquisadora do Inpe, publicado na revista "Nature", apontou que regiões da floresta afetadas pela degradação ambiental estão levando o conjunto da Amazônia a emitir mais carbono do que consegue absorver.  

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de parte do Maranhão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102