IBGE: oito em cada dez alunos da rede pública têm acesso à internet
O estudo da PenSe 2019, foi divulgado nesta sexta-feira (10)

Foto: Reprodução/G1
Segundo a PenSe 2019 (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), mais da metade dos estudantes da rede pública do país não tinham computador em 2019, mas oito em cada dez estavam conectados à internet nas próprias casas. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Naquele ano, 86,9% dos entrevistados tinham internet em casa, sendo 98,6% entre os alunos da rede privada e 84,9% para aqueles que frequentam colégios públicos.
No caso do computador ou do notebook, 55,5% dos estudantes tinham os equipamentos em seus lares, sendo 89,6% entre os da rede privada e 49,7% entre os da pública.
Cerca de 84,1% dos estudantes em geral tinham aparelho celular, 95,7% entre os escolares das privadas e de 82,2% das públicas.
A pesquisa coletou informações de adolescentes de 13 a 17 anos, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes pública e privada de ensino.
"A PenSe dá um norte para que sejam pensadas e adotadas políticas públicas usando como parâmetro a saúde dos adolescentes", avaliou Marco Andreazzi, responsável pela PenSe.