Chanceler de Bolsonaro tem primeira conversa com chefe da diplomacia de Joe Biden
Ernesto Araújo conversou com Antony Blinken por telefone

Foto: Sérgio Lima/Poder360
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, trocaram um telefonema na manhã desta quinta-feira (11), três semanas depois da posse do democrata Joe Biden como presidente dos Estados Unidos. De acordo com uma fonte da área diplomática, "foi uma conversa longa e produtiva". Até então, veio a público que o diálogo teve como premissa valores e interesses comuns em diversas áreas, com ênfase para a relação bilateral.
Em uma rede social, o Itamaraty destacou que os chefes das diplomacias dos dois países tiveram uma "excelente conversa" por telefone. Ambos confirmaram o compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, "ancoradas nos valores compartilhados entre essas duas grandes democracias". Além disso, o órgão citou como exemplos de temas tratados na conversa telefônica comércio, investimentos, defesa da democracia, clima e meio ambiente, direitos humanos e enfrentamento a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
No fim de janeiro, Ernesto Araújo enviou uma carta a Blinken, em que destacou a "agenda robusta" nas relações bilaterais. Em seguida, durante um debate virtual no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, há duas semanas, o chanceler brasileiro chamou os EUA de "superpotência da liberdade" e disse que o Brasil tem interesse em se juntar a uma aliança de países democráticos. Admirador do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi um dos últimos chefes de Estado a reconhecer a eleição de Biden.