Chefe de facção criminoso desaparece de cela no Equador

José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, não foi encontrado em prisão que cumpria pena

[Chefe de facção criminoso desaparece de cela no Equador]

FOTO: Reprodução/@ffaaecuador

Um dos principais criminosos do Equador, José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, não foi encontrado na prisão onde ele deveria estar cumprindo pena. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do país. 

Fito, de 44 anos, que se considera um dos criminosos mais perigosos do equador, é um dos  líderes do grupo Los Choneros.

O comandante da polícia, César Zapata, disse que as autoridades se deram conta da "não presença" de Fito na prisão da cidade de Guayaquil onde ele cumpria pena, segundo texto do "El País".

Mais de 3000 homens foram convocados pela polícia e pelo exército para tentar encontrar Fito, mas, até o momento, o paradeiro dele continua desconhecido. 

O Los Choneros começou suas atividades como um grupo de matadores de aluguel. Eles ampliaram sua atuação e passaram a também traficar drogas e praticar roubos. No Equador, os Choneros são considerados os primeiros a se associar com um grupo estrangeiro –no caso, o cartel de Sinaloa, do México.

Desde 2011, Fito cumpre uma pena de 34 anos (ele já esteve preso por 12), segundo o jornal “El Universo”. O criminoso cumpre pena: é acusado dos seguintes crimes: Roubo,
participar de organização criminosa, posse de armas e assassinato.

Ele foi preso pela primeira vez no ano 2000, por roubo. Fito assumiu o controle do Los Choneros depois da morte do chefe anterior, José Luis Zambrano, conhecido como Raquiña.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!