Chegam ao Brasil as primeiras doses da vacina contra a dengue
Aplicações serão destinadas a jovens de 10 a 14 anos

Foto: Divulgação / Takeda
O Brasil recebeu, no último sábado (20), a primeira remessa de doses da vacina contra a dengue Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, para a oferta no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 750 mil doses, de um total de aproximadamente 6,5 milhões esperadas durante o ano de 2024.
O Ministério da Saúde destacou que as primeiras unidades serão destinadas a municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes e aqueles com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, considerando também altas taxas nos últimos meses
Neste ano, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.
Nos próximos dias, o Ministério da Saúde irá detalhar a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. Segundo a pasta, as doses recebidas neste sábado passarão pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Como a pasta pediu prioridade nessas etapas, o desembaraço será concluído ao longo da próxima semana.