Chile anuncia plebiscito em abril de 2020 para nova Constituição

Governo questionará população se uma nova Carta Magna deve ser elaborada

Por Da Redação
Ás

Chile anuncia plebiscito em abril de 2020 para nova Constituição

Foto: BBC / Reprodução

O governo do Chile anunciou nesta sexta-feira (15) a realização de um plebiscito sobre a promulgação ou não de uma nova constituição. A população será questionada, em abril de 2020, se uma nova Carta Magna deve ser elaborada, podendo substituir a Constituição aprovada em 1980, durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Uma nova Constituição era uma das reivindicações que levou o país a mergulhar em uma onda de protesto. As manifestações começaram em 18 de outubro, após um aumento no preço das passagens do metrô de Santiago. Logo se tornou um fenômeno nacional para exigir maior justiça social.

No plebiscito, caso os cidadãos optem pela elaboração do novo texto, serão apresentados diferentes tipos de formas de elaborá-la, por "Assembleia Mista Constitucional", composta 50% por parlamentares e 50% por eleitos apenas para a constituinte; ou por "Assembleia Constitucional", com 100% de escolhidos apenas com o objetivo de atuar na redação do texto. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.