China acelera produção de vacina contra coronavírus
No entanto, a indústria de vacina na China passa por crise de confiança

Foto: Reprodução
Correndo contra o tempo para proteger a população e evitar que as crítica internacionais sobre como lidou com o surto de coronavírus aumentem, a China reduziu o processo burocrático e ofereceu recursos a empresa farmacêuticas para encontrar uma vacina contra o vírus causador da Covid-19. Quatro empresas chinesas já começaram testes em seres humanos, e estão a frente do que as que estão em curso nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha juntos.
No entanto, a indústria de vacinas chinesa passa por uma crise de confiança. Há dois anos, foi descoberto que vacinas ineficazes haviam sido dadas principalmente a bebês, o que deixou pais chineses com raiva. Por isso, não bastam descobrir a vacina, mas também reconquistar a confiança da população chinesa.
Além da urgência pelo medicamento, já que o número oficial de mortes no mundo já ultrapassa 240 mil pessoas, apesar de haver a possibilidade do número ser muito maior que o registrado, a China quer evitar as acusações internacionais de que o negligenciamento de alertas precoces contra a doença tenha contribuído para a pandemia global.
As quatro pesquisas que já estão testando em humanos são de CanSino Biologics, Instituto Wuhan de Produtos Biológicos, Sinovac Biotech e o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim.