• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • China afirma que navio de guerra americano adentrou no Mar do Sul da China; EUA negam

China afirma que navio de guerra americano adentrou no Mar do Sul da China; EUA negam

Marinha americana conduz frequentemente operações na área

Por Da Redação
Ás

China afirma que navio de guerra americano adentrou no Mar do Sul da China; EUA negam

Foto: Divulgação/Marinha dos EUA

As Forças Armadas chinesas afirmaram, na quinta-feira (20), ter perseguido, avisado e afastado um navio militar dos Estados Unidos que adentrou águas próximas das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China.

A Marinha dos EUA nega que o navio USS Benfold tenha saído da rota por causa do alerta chinês. "A nota da República Popular da China sobre essa missão é falsa", afirmou Mark Langford, porta-voz da 7ª Frota, em um comunicado. A 7ª Frota é parte da Marinha dos EUA no Oceano Pacífico.

No entanto, o Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular, da China, afirmou que o navio de guerra entrou de forma ilegal em águas chinesas, violando a soberania do país, e que forças navais e aéreas chinesas seguiram o navio.

"Exigimos solenemente que os EUA parem imediatamente com tais ações de provocação, senão serão responsáveis pelas consequências sérias de eventos imprevisíveis", afirmou o comando chinês.

Apesar da Marinha dos EUA negar que o USS Benfold se afastou por conta do alerta, ela deu a entender que o navio estava operando na área ao dizer que a missão refletia o comprometimento do país para defender a liberdade de navegação no Mar do Sul da China.

O navio militar conduzia o que os EUA chamam de uma "operação de liberdade de navegação", que estava "de acordo com leis internacionais". Segundo o país, o navio então "continuou conduzindo operações normais em águas internacionais".

A Marinha dos EUA conduz frequentemente missões do tipo no Mar do Sul da China, território disputado por vários países, para desafiar as reivindicações territoriais chinesas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.