• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • China chama tarifas de Trump de ‘hipócritas’ e ameaça retaliar: ‘Não temos medo de brigar’

China chama tarifas de Trump de ‘hipócritas’ e ameaça retaliar: ‘Não temos medo de brigar’

Pequim reagiu às tarifas de 100% impostas pelos EUA sobre produtos chineses; tensão entre os dois países volta a preocupar mercados globais.

Por Da Redação
Às

China chama tarifas de Trump de ‘hipócritas’ e ameaça retaliar: ‘Não temos medo de brigar’

Foto: Reprodução

A China classificou como “hipócritas” as tarifas de 100% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos chineses e ameaçou retaliar as medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump. A resposta foi dada neste domingo (12) pelo Ministério do Comércio chinês.

Na sexta-feira (10), Trump havia anunciado o aumento das tarifas após criticar a decisão de Pequim de restringir a exportação de elementos ligados às terras raras, minerais essenciais para a produção de chips, baterias e equipamentos eletrônicos. As novas taxas passam a valer a partir de 1º de novembro.

“Ameaçar impor tarifas altas a qualquer momento não é a forma correta de lidar com a China. Nossa posição sobre guerras tarifárias é consistente: não queremos brigar, mas não temos medo de brigar”, afirmou o ministério em nota oficial.

O governo chinês acusou Washington de agir unilateralmente e disse que adotará “medidas correspondentes” para proteger seus interesses. Segundo Pequim, os controles sobre as exportações são uma resposta às “ações hostis” dos EUA desde a última rodada de negociações comerciais entre os países.

As tensões voltaram a abalarem os mercados globais, com queda nas ações de grandes empresas de tecnologia e incertezas sobre a cúpula prevista entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, que deveria ocorrer durante a reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul.

“Agora não há motivo algum para que a reunião ocorra”, disse Trump, ao ser questionado sobre o encontro.

O que está em jogo

As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos usados na fabricação de produtos de alta tecnologia, como celulares, chips e veículos elétricos. A China responde por mais de 90% da produção mundial desses materiais.

Na quinta-feira (9), Pequim ampliou o controle de exportações e adicionou cinco novos elementos à lista de restrição, exigindo que empresas estrangeiras que usem matérias-primas chinesas cumpram as regras locais.

A decisão levou Washington a acusar o governo chinês de “tentar manipular o mercado global”, reacendendo o temor de uma nova guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo conflito que já havia sido suspenso após longas negociações no início do ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.