China desenvolve vacina contra Covid-19 por inalação
Imunizante não requer armazenamento e transporte em caixas frigoríficas

Foto: Reprodução
A China já encaminha para aplicação a nova vacina contra a Covid-19 por meio de inalação. O novo imunizante foi desenvolvido pela epidemiologista e virologista Chen Wei e a empresa de biotecnologia CanSino Biologics Inc. e destacam diversas vantagens em relação a injetável, que já está em uso em todo o mundo.
De acordo com eles, nesta nova vacina, é necessário apenas um quinto da quantidade da vacina injetável do vetor do adenovírus da Covid-19. O produto também não requer armazenamento e transporte em caixas frigoríficas.
"Se a vacina for inalada por aerossol, pode formar uma imunidade da mucosa, além da imunidade humoral e celular, normalmente formada pela vacina injetável”, disse Chen Wei, citada pela Euronews.
Segundo o executivo da CanSino Biologics, Xuefeng Yu, a vacina por inalação pode ser mais eficaz do que as injetadas, pois o SARS-CoV-2 acessa o corpo humano por meio das vias aéreas.
Os laboratórios podem produzir cinco vezes mais vacinas inaladas com a mesma capacidade de produção de vacinas injetáveis, o que contribuirá para acelerar a vacinação na China.


