China diz que carne importada do Brasil e do Uruguai causaram origem da pandemia da Covid-19
Afirmação foi tema de reportagem publicada no último domingo (6)

Foto: Reprodução/Unicamp
O jornal Global Times, afirmou na conta particular no Twitter, no último domingo (6), que o Centro de Controle de Doenças de Wuhan, cidade chinesa que foi o epicentro da pandemia da Covid-19, detectou o vírus em carne congelada importada do Brasil e do Uruguai. Ao mesmo tempo, a principal reportagem do site do jornal trazia o questionamento: "É possível que mercadorias importadas tenham causado o surgimento da epidemia de coronavírus em Wuhan?
A reportagem afirma que a narrativa de que a epidemia começou em Wuhan é uma "acusação" de políticos do Ocidente e que a descoberta de sinais anteriores do vírus na América e na Europa faz surgir a hipótese de que a epidemia registrada em Wuhan teve origem em alimentos congelados que foram importados.
Entre as especulações feitas pelo jornal está a de que o vírus causador da Covid-19 tenha sido trazido à China por militares americanos durante os Jogos Mundiais Militares em 2019, sediado em Wuhan. O jornal também sugere que poucos animais selvagens eram vendidos no mercado de Huanan. Para o jornal, a fonte mais provável são frutos-do-mar importados da Austrália, Equador e Chile, antes de 2019. O texto ainda cita os supostos casos encontrados na carne importada do Uruguai e Brasil.