China registra maior número de casos de Covid-19 desde janeiro

País sofre com a rápida disseminação da variante Delta do novo coronavírus

Por Da Redação
Ás

China registra maior número de casos de Covid-19 desde janeiro

Foto: Getty Images

Em um novo surto da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a China registrou o maior número de pessoas infectadas nesta quarta-feira (4). No total, o país, que sofre com a rápida disseminação da variante Delta, contabilizou 71 novos casos de transmissão doméstica da doença, dez a mais que no dia anterior, segundo a Comissão Nacional de Saúde, número que cresce pelo quinto dia consecutivo. Esses são os piores resultados desde 30 de janeiro.

Ainda segundo os dados, cerca de 485 infecções foram registradas desde 20 de junho, quando nove zeladores do aeroporto de Nanquim foram diagnosticados com a cepa Delta. Devido a situação precária, o órgão disciplinar do Partido Comunista demitiu ou advertiu uma série de funcionários provinciais.

“A pandemia está se intensificando rapidamente e o risco de infecções importadas está aumentando”, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde. “Diagnósticos relacionados a casos importados têm sido detectados em muitos aeroportos, portos e hospitais, resultando na transmissão em uma certa escala”, completou.

Tentando conter a importação de casos, os serviços de imigração chineses também deixaram de emitir passaportes e outros documentos necessários para viagens ao exterior, exceto quando há um motivo “imperioso”. Até hoje (4), 17 das 22 províncias chinesas haviam registrado casos de transmissão local. 

Embora não tenham sido registradas mortes no surto,  algo creditado à vacinação, os novos casos registrados são o maior desafio para a estratégia da China desde que o vírus foi detectado em Wuhan. As medidas restritivas do país, que incluem testes em massa assim que um caso aparece, rastreamento de contatos, uso generalizado de quarentenas e quarentenas direcionadas, seguem em vigor.

Na China, mais de 1,7 bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas até domingo, alcançando quase 60% da população. A taxa de imunização do país é uma das mais altas do mundo, mas ainda está muito longe de atingir a barreira de imunidade para a população de 1,4 bilhão.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário