Chocolate baiano é destaque em premiação internacional!

Três marcas baianas foram premiadas no “Oscar do Chocolate” e estão classificadas para a etapa mundial

Por Michel Telles
Às

Chocolate baiano é destaque em premiação internacional!

Foto: Div

A Bahia foi destaque no International Chocolate Awards 2025, premiação que é considerada o “Oscar do Chocolate”. Ao todo, três das sete marcas brasileiras premiadas no concurso Bean-to-Bar e Craft Chocolatier da América Latina e Caribe eram baianas e associadas ao Consórcio Cabruca, que foi fundado e é incubado pela Agência de Internacionalização e Exportação (AIEX) da Universidade Salvador (UNIFACS).  

As marcas premiadas foram: Ju Arléo Chocolates, prata com Chocolate Doce de Leite Crocante e bronze com Chocolate 55% Cacau Ao Leite Com Café; Cacau do Céu Chocolates, prata com Chocolate Branco Maracujá Cacau do Céu e bronze com 40% com Queijo Canastra e Doce de Leite; e Mendoá Chocolates, prata com 50% Cacau ao Leite. Os vencedores dessa etapa estão classificados para o Mundial, que deve acontecer no mês de outubro.  

Coordenador da AIEX e professor no curso de Relações Internacionais e no mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS, Henrique Oliveira afirma que esses reconhecimentos posicionam o sistema cabruca - onde o cacau é plantado sob a mata nativa - no Sul da Bahia, como fonte de excelência de chocolate para além da tradição como fornecedor de amêndoa de cacau. 

“A AIEX UNIFACS acompanha de perto, desde 2023, a construção do Consórcio Cabruca, dando suporte na promoção comercial, apoio logístico e no advocacy em favor da projeção do chocolate fino da Cabruca, que representa uma redenção para a lavoura do cacau se verticalizar e promover chocolate em altíssimo nível, saudável e que é fonte de renda para a região e está alinhada à preservação da Mata Atlântica”, afirma Henrique Oliveira.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.