Chove cerca de 60% a mais nas últimas 24h em Salvador do que o previsto para o mês inteiro
Desabamentos, trânsito congestionado e até voos foram cancelados na cidade nesta segunda-feira

Foto: Cidadão Repórter
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec) registrou acumulados de chuvas acima de 130 milímetros (mm) nas localidades de Alto do Peru, Bom Juá, Nova Brasília, Rio Sena. Já no Alto do Peru, revelou o órgão nesta segunda-feira (8), foi registrado cerca de 173 mm. Devido à frente fria que chegou a Bahia neste final de semana, a cidade está enfrentando uma série de problemas devido ao mau tempo. Nas últimas 24 horas choveu cerca de 99,6 mm em toda a cidade, resultando em quase 60% do que havia sido previsto para chover em todo mês de julho.
Na madrugada desta segunda-feira ocorreu um deslizamento de terra que ocasionou o derrubada de duas residencias no bairro da Gamboa. Além disso, foram registrados outros 30 deslizamento de terra, 8 alagamento de imoveis e mais 8 ameaças de desabamento na cidade. O caos foi intenso para o transporte na cidade. O aeroporto Internacional de Salvador chegou a cancelar alguns voos devido o mau tempo.
“A previsão é que tenha chuva até a quinta-feira (11), com menor intensidade. O maior impacto ocorreu no domingo (7), se estendendo durante a madrugada. A partir de hoje começa a perder intensidade porque o sistema está se deslocando para região de Aracaju e Maceió”, explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo.


