Chuva que atinge o extremo sul é causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul
Fenômeno é comum na Primavera/Verão, mas esse ano o volume de chuva é maior, explica Inmet

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jucuruçu
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal que atinge o extremo sul da Bahia é causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul.
O sistema é muito comum na primavera/verão, mas o diferencial deste ano é a quantidade da chuva que, segundo o Inmet, está mais volumosa. Segundo o órgão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema que tem persistência e dura de três a quatro dias. No entanto, as chuvas devem perder a intensidade a partir de sábado (11).
Em Itamaraju, choveu cerca de 527mm nos primeiros 10 dias de dezembro deste ano. No mesmo período de 2020, foram apenas 13mm.
A situação mais grave é registrada em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, deixando famílias desabrigadas.
Em Salvador, segundo o Climatempo, a previsão é de chuva isolada, nesta sexta-feira (10). A temperatura mínima é de 23ºC e a máxima é de 29ºC. Já no sábado (11) e no domingo (12), a previsão é de sol entre nuvens e pouca chuva na capital baiana. A temperatura varia entre 24ºC e 30ºC no sábado e no domingo, a máxima pode chegar até 30ºC.