Chuvas fortes e ventania afetam toda Bahia; confira a previsão do tempo para esta terça-feira
O alerta de acumulado de chuvas se mantém na capital baiana

Foto: Reprodução / Redes Sociais @brenda_viannaf
Diversos municípios do estado da Bahia registraram estragos e problemas relacionadas às chuvas intensas e ventanias que tem atingido a região nos últimos dias. Causada por uma frente fria, as chuvas moderadas e fortes devem seguir até a próxima sexta-feira (24).
Na capital baiana, alguns bairros já ultrapassaram, na segunda-feira (20), os 91 mm previstos para o mês de outubro. Boca da Mata (103 mm), Cajazeiras 8 ( 87 mm) e Nova Brasília (86 mmm) foram as localidades com maior incidência de chuvas.
O serviço do sistema de ferry-boat também acabou sendo afetado. Por determinação da Marinha do Brasil, a capacidade de operação do sistema foi reduzido devido ao mar agitado na Baía de Todos-os-Santos. O Ferry Maria Bethânia, inclusive, chegou a ser invadido pelas águas do mar.
A travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande, bem como as viagens de catamarãs para Morro de São Paulo, foram suspensas.
Já no interior do estado , o município de Porto Seguro foi um dos mais afetados. No município, que chegou a registrar 75 mmm de chuva e ventos de 50 km/h, árvores caíram, vias ficaram destruídas e o serviço de energia foi afetado.
Em Texeira de Freitas, além da falta de energia, um toldo chegou a ser levado pelo vento e invadiu o campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Previsão para terça-feira (21)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já emitiu alerta amarelo na segunda-feira para mais de 300 cidades do estado, locais em que a possibilidade de precipitação de chuvas é de até 100 milímetros em 24h e ventos com rajadas até a 1000 km/h o alerta é amarelo.
Segundo ainda com informações do instituto, para esta terça-feira o alerta amarelo continua para parte do estado. Outros municípios, contudo, o alerta é de chuvas intensas.
Para Salvador, o alerta é de acumulado de chuva. Nesta terça-feira (21) a previsão do Inmet é de temperatura mínima de 21° e a máxima de 25°, com a umidade variando entre 85% até 100%. Além disso, o vento estará forte com 49km/h, de acordo com a Defesa Civil (Codesal).