• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ciclo menstrual irregular é associado à vida mais curta, aponta estudo

Ciclo menstrual irregular é associado à vida mais curta, aponta estudo

Em 24 anos, foram documentadas 1.975 mortes de mulheres antes dos 70 anos

Por Da Redação
Ás

Ciclo menstrual irregular é associado à vida mais curta, aponta estudo

Foto: Reprodução

Um estudo de pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicado no The British Medical Journal (BMJ) apontou que ciclos menstruais irregulares e longos na adolescência e idade adulta estão associados a um maior risco de morte com menos de 70 anos.  

Foram analisadas 79.505 mulheres na pré-menopausa sem histório de doença cardiovascular, câncer ou diabetes que relataram a regularidade e a duração de seus ciclos entre 14 e 17 anos, 18 e 22 anos e 29 e 46 anos.

Em 24 anos, foram documentadas 1.975 mortes prematuras (antes dos 70 anos), incluindo 894 de câncer e 172 de doenças cardiovasculares.

O estudo concluiu que mulheres que relataram ter ciclos menstruais irregulares com frequência apresentaram taxa de mortalidade mais alta do que as que afirmaram ter ciclo regulares nas mesmas faixas etárias. 

Os ciclos menstruais regulares refletem o funcionamento normal do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, um sinal vital da saúde geral da mulher. Ciclos menstruais irregulares e longos, muitas vezes atribuídos a uma alteração funcional do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, são, entretanto, comuns em mulheres em idade reprodutiva, segundo relatado no estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.