/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Cientistas captam imagem mais detalhada da galáxia de Andrômeda

Notícias
Mundo

Cientistas captam imagem mais detalhada da galáxia de Andrômeda

Imagem da "irmã" da Via Láctea foi obtida por meio de um radiotelescópio na Itália

Por Da Redação
Cientistas captam imagem mais detalhada da galáxia de Andrômeda
Foto: Divulgação

Na Itália, cientistas conseguiram obter a imagem mais detalhada possível até agora da galáxia de Andrômeda, conhecida como "irmã" da Via Láctea, após mais de 66 horas de observação e análise de dados obtidos por um radiotelescópio de 64 metros.

Um estudo publicado recentemente no periódico "Astronomy and Astrophysics" aponta que a descoberta é um grande avanço, principalmente porque possibilita mais conhecimento sobre essa galáxia tão próxima ao planeta Terra. 

Segundo os autores do estudo, a descoberta também é um avanço no estudo sobre as regiões de Andrômeda onde nascem novas estrelas. “Compreender a natureza dos processos físicos que ocorrem dentro de Andrômeda nos permite entender o que acontece em nossa própria galáxia mais claramente, como se estivéssemos olhando para nós mesmos, de fora”, disse Sofia Fatigoni, doutoranda no Departamento de Física e Astronomia da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Roma La Sapienza e do Instituto Nacional de Astrofísica italiano, que utilizaram o Radiotelescópio da Sardenha, de antena única, capaz de operar em altas frequências de rádio.

Como resultado, surgiu a primeira imagem de rádio de Andrômeda na frequência de 6,6 GHz. Entre os dados obtidos, está a estimativa da taxa de formação de estrelas dentro da galáxia. Assim, o estudo mostra um mapa detalhado que destaca o "disco da galáxia" com a região onde nascem novas estrelas.

Até o momento, nenhum mapa capturou uma região tão grande do céu ao redor da galáxia de Andrômeda havia sido feito nas frequências da banda entre um GHz a 22 GHz. A partir do mapa, os pesquisadores foram capazes de identificar um catálogo de cerca de 100 "fontes pontuais", incluindo estrelas, galáxias e outros objetos no fundo de Andrômeda.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102