Cientistas criam bactéria com sensor capaz de detectar células cancerígenas
Tecnologia abre caminho para desenvolvimento de biossensores

Foto: Agência Brasil
Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram uma nova tecnologia que permite que bactérias detectem tumores em seres vivos. Os resultados dos primeiros testes, realizados em camundongos, foram publicados na revista Science nesta sexta-feira (11), e revelaram que o método foi capaz de identificar câncer no cólon dos roedores.
Essa tecnologia poderá abrir caminho para o desenvolvimento de biossensores capazes de detectar diversas infecções, cânceres e outras doenças. Embora bactérias já tenham sido usadas no passado para fins diagnósticos e terapêuticos, elas não possuíam a capacidade de identificar sequências e mutações específicas de DNA fora das células.
Os pesquisadores utilizaram a tecnologia CRISPR, uma ferramenta de edição de genes que permite modificar genes específicos no DNA de um organismo. Eles aplicaram essa técnica para projetar as bactérias, mais especificamente a Acinetobacter baylyi, permitindo a análise de sequências de DNA isoladas e a comparação com combinações específicas associadas ao câncer. Quando expostas ao DNA tumoral, essas bactérias não só sobreviveram, mas também emitiram um sinal para indicar a presença da doença.