• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Cientistas descobrem método para destruir produtos químicos permanentes

Cientistas descobrem método para destruir produtos químicos permanentes

Substâncias químicas conhecidas como PFAs, por exemplo, são prejudiciais à saúde

Por Da Redação
Ás

Cientistas descobrem método para destruir produtos químicos permanentes

Foto: Reprodução/Pixabay

Cientistas encontraram uma forma de degradar as substâncias químicas conhecidas como PFAs ou substâncias de perfluoroalquil e polifluoroalquil. Elas são responsáveis por gerar poluentes prejudiciais, que resultam em danos ambientais e na saúde humana. Atualmente, esses componentes são usados em aplicações domésticas e industriais, como fios dentais, utensílios de cozinha antiaderentes, aeronaves comerciais, telefones celulares, alimentos pré-aquecidos, entre outros. 

Uma pesquisa publicada na Science e liderada pela química de materiais da Universidade de Northwestern, Brittany Trang, mostra que ligações intensas, como a que existe na interação carbono-flúor, podem ser quebradas sob um conjunto específico de condições leves. Essa descoberta é, segundo os cientistas, animadora porque os PFAs são conhecidos por formarem “ligações eternas”, que demoram centenas de anos para serem degradadas.

Recentemente, uma série de estudos detectou a presença desses compostos, em níveis inseguros, em fontes de água. A equipe de Trang desenvolveu um processo que usa baixa energia e degrada os PFAs a temperaturas amenas, usando reagentes baratos e deixando apenas moléculas com carbono e íons de flúor que não causam mal à saúde. Apesar dos resultados promissores, muito mais pesquisas são necessárias para entender as propriedades de outras classes dessas moléculas, e se elas podem ser degradadas com o uso de abordagens semelhantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário