Cientistas descobrem nova variante genética responsável pelo aumento do risco de Alzheimer
Pesquisas apontam que as mulheres tem mais chances de desenvolver a doença

Foto: Reprodução
Cientistas da Universidade de Boston e da Universidade de Chicago, se unirem em uma pesquisa para descobrir a causa do Alzheimer. Os pesquisadores encontraram uma variante genética que é responsável por aumentar o risco da doença, uma das variantes é o alelo APOE 4, encontrada em homens e mulheres com mais de 65 anos.
As pesquisas apontaram um outro gene de nome MGMT, que na maior parte das vezes afeta as mulheres, fazendo com que elas tenham mais chances de desenvolver a doença.
O primeiro método de pesquisa estudou a demência das mulheres de uma família de Huteritas, que são uma comunidade religiosa que vive de maneira isolada. Os cientistas apontaram que os Huteritas possuem um fundo genérico pequeno em relação ao resto da população.
O segundo método apontado, utilizou os dados genéticos de uma amostra nacional e analisou informações de 10.340 mulheres, que não possuem a variante APOE 4. Em ambas as abordagens, os pesquisadores conseguiram encontrar indícios de que o MGMT está inteiramente conectado com o desenvolvimento de proteínas do Alzheimer em mulheres.