Cientistas descobrem variante com 46 mutações da Covid-19 na França
Profissionais, porém, pontuam que não há motivo para alarme

Foto: Reprodução/Getty Images
Pesquisadores do Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário (IHU) descobriram uma nova variante da Covid-19 na França, denominada de B.1.640.2. Durante análise, as conclusões apontaram para 46 mutações na cepa, mas, segundo os cientistas, não há motivo para alarme, pois somente 12 casos foram identificados até o momento. A mutação foi descrita no da 10 de dezembro de 2021, em artigo publicado na medRxiv.
“Nós realmente temos vários casos dessa nova variante na área geográfica de Marselha. A denominamos de variante IHU. Dois novos genomas acabam de ser apresentados”, escreveu o professor Philippe Colson, chefe do departamento que descobriu a cepa.
Testes apontaram que a nova variante possui as mutações E484K, que torna o vírus mais resistente às vacinas, e a N501Y, originalmente descoberta na variante Alpha.
“O achado mostra, mais uma vez, a imprevisibilidade do aparecimento de novas variantes de Sars-CoV-2 e da sua introdução a partir do exterior”, registraram os autores da pesquisa.


