Navio com surto de Covid-19 não atraca em Salvador e muda de rota

Em menos de uma semana já são ao menos duas embarcações com registros de surto

Por Da Redação
Às

Navio com surto de Covid-19 não atraca em Salvador e muda de rota

Foto: Reprodução

Depois de passageiros serem proibidos de desembarcar do navio Costa Diadema, que estava ancorada no porto de Salvador com dezenas de casos de covid entre tripulantes e passageiros, um outro cruzeiro com surto de covid estava se preparando para desembarcar na capital baiana nesta segunda-feira (03). Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trata-se do navio MSC Seaside, que está em nível 3 de situação epidemiológica, o que caracteriza surto.  

A Sesab informou que 46 casos de covid foram confirmados no cruzeiro, que mudou a rota para a cidade de Santos, no litoral paulista. De acordo com a Anvisa, no entanto, não é possível afirmar a quantidade exata de infectados. 

A Anvisa disse ainda que em 55 dias de temporada, até 25/12, foram 31 casos confirmados de Covid-19 entre tripulantes e passageiros das cinco embarcações que operam no Brasil. Nos últimos 9 dias (26/12 a 3/1), houve um crescimento de 25 vezes: 798 casos foram confirmados, dentre os quais 60% em tripulantes.  

Conforme comunicado feito pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia), na noite dessa segunda-feira (3), as companhias de cruzeiros decidiram suspender suas operações no Brasil até o próximo dia 21. A decisão tem consonância com o posicionamento da Anvisa, que reforçou a “urgência” em acabar com temporada de cruzeiros após surtos de covid em navios.  

Na Bahia, a Anvisa acatou pedido feito pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab),  para a suspensão temporária dos navios de cruzeiro nos portos de Salvador e Ilhéus, o que impede a operação e atracação de qualquer embarcação no estado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário