Cientistas desenvolvem remédio que regenera dentes
Medicamento deve passar por fase de testes em humanos no próximo ano

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Cientistas japoneses desenvolveram um remédio inovador que permite o crescimento de novos dentes. O medicamento vai passar por fase de testes em humanos.
Os pesquisadores buscaram formas de estimular o desenvolvimento de novos dentes desde 2005. O estudo mais recente foi publicado na revista ScienceAdvances, em 2021.
"A ideia de cultivar novos dentes é o sonho de todo dentista”, disse Katsu Takahashi, o principal pesquisador do estudo e membro da Universidade de Kyoto, no Japão, ao jornal The Mainichi.
Segundo Takahashi, os estudos clínicos do remédio devem começar em julho de 2024. Se tudo sair como planejado, o medicamento deve começar a ser comercializado no mercado internacional em 2030.
Os cientistas ressaltam que o remédio só poderá ser utilizado se prescrito a pacientes com anodontia, uma doença congênita com alta probabilidade de ter origem genética, na qual um ou mais dentes não crescem na boca do paciente.
O pesquisador informou que a condição acomete 1% da população mundial. Hoje, o problema é corrigido por meio de implantes, na maioria das vezes.
Caso os testes sejam positivos, o primeiro uso a ser aprovado do remédio será voltado para crianças de 2 a 6 anos com anodontia.