Cientistas sugerem origem de misteriosos sinais de rádio na Via Láctea

O fenômeno seria decorrente de uma poderosa mistura de energia de radiação gama e raio-X

[Cientistas sugerem origem de misteriosos sinais de rádio na Via Láctea]

FOTO: Reprodução / The European Space Agency

O The Astrophysical Journal Letters, periódico científico de astronomia e astrofísica, publicou o trabalho de cientistas que detectaram pela primeira vez uma rajada rápida de rádio (FRB, na sigla em inglês de Fast Radio Bursts) originária de uma estrela da constelação Vulpecula na Via Láctea há 30 mil anos. as informações partiram do telescópio espacial International Gamma-Ray Astrophysics Laboratory (INTEGRAL) da Agência Espacial Europeia (ESA).

De acordo com os cientistas, o fenômeno seria decorrente de uma poderosa mistura de energia de radiação gama e raio-X, constatada na Terra em diversos institutos no final de abril deste ano.

Os sinais do tipo FRB foram descobertos em 2007 em uma revisão de dados obtidos em 2001 pelo Observatório de Parkes (Austrália). Eles foram reportados apenas em outras galáxias a milhões de anos-luz e até então geravam debates para consolidar uma explicação definitiva sobre sua origem. Agora, a pesquisa orienta e fornece novas ferramentas para o estudo do espaço e até mesmo para testes de teorias físicas fundamentais.

A descoberta representa um grande avanço no campo da astronomia, pois indica que magnetares podem indicar o surgimento dessas explosões. Essa classe de estrelas de nêutrons, denominada de SGR 1935+2154, com campos magnéticos extremamente densos e fortes, é capaz de emanar quantidades intensas de energia muito tempo depois de esses corpos celestiais terem morrido.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!