Cinco dicas para planejar o capital de giro da sua empresa
Pequenos e médios negócios fecham muitas vezes por falta de controle financeiro

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A má administração do capital de giro pode fazer uma empresa fechar. A saúde financeira de pequenos e médios negócios muitas vezes é comprometida pela falta de um planejamento do capital de giro. Segundo especialistas do Sebrae, um dos pontos que o pequeno e médio empresário deve ficar atento é tanto aos prazos para receber dos clientes quanto para pagar os fornecedores. Além disso, um fator importante a se considerar é a gestão do estoque.
Nada de deixar a prateleira cheia em excesso e faltar recurso para pagar as demais contas da empresa. O empreendedor deve saber que em épocas de menor movimento, é melhor reduzir o estoque, e nos períodos de maior fluxo, fazer o contrário, para não deixar faltar produto para o cliente.
O Farol da Bahia lista abaixo algumas orientações de especialistas para um bom planejamento do capital de giro:
1) Negociação com fornecedores e clientes
No planejamento do capital de giro, uma das dicas na relação com os fornecedores é buscar descontos vantajosos para pagar à vista ou aumentar os prazos de pagamento. Com os clientes, é interessante reduzir os períodos de pagamento, incentivando que ele pague em dinheiro ou débito, se possível.
2) Gastos
Descobrir gastos que podem ser reduzidos ou cortados. Ficar atento ao fluxo de caixa para manter as contas em dia.
3) Disciplina
Separar gastos pessoais das despesas da empresa. Caso necessite usar recurso da empresa para pagar contas pessoais, anotar e fazer um controle rigoroso dos gastos para que estes nunca ultrapassem o valor do pró labore.
4) Estoque
Não comprar mais do que precisa para aproveitar descontos. Estoque demais é dinheiro parado. Comprar na medida certa para atender bem o cliente.
5) Empréstimos
Tenha um plano para quitar empréstimos. O empréstimo é uma alternativa quando não se tem dinheiro em caixa para pagar fornecedores, mas é preciso pesquisar os menores juros de mercado e não tornar essa prática um hábito, pois pode comprometer os lucros e as receitas da empresa.