CNI: capacidade instalada segue em elevação e emprego mantém crescimento
Nível de estoques quase não mudou no mês e segue abaixo do planejado pelas empresas

Foto: Reprodução/G1
Segundo a Sondagem Industrial de agosto, a utilização da capacidade instalada da indústria continua em elevação no país, acima do registrado em anos anteriores, e o emprego também continua crescendo no setor. Os dados foram divulgados hoje (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No entanto, o nível de estoques quase não mudou no mês, e segue abaixo do planejado pelas empresas. Esse é o terceiro mês consecutivo que a diferença entre o nível de estoque efetivo e o desejado pelas empresas se mantém.
A CNI destaca que a diferença é inferior que no mesmo mês de 2020, quando o problema da falta de insumos e matérias-primas vinha se tornando mais crítico.
As expectativas do empresário apresentaram estabilização no mês, “mas especialmente positivas”, segundo a CNI, esperando também o aumento da demanda e das exportações, como o número de trabalhadores e como compras de matérias-primas. “Nesse cenário, de otimização do otimismo e de alta utilização da instalação, a intenção de investir do investimento segue também elevada”, diz a entidade.


