CNI declara que consumo das famílias cresceu pelo terceiro mês consecutivo
Segundo pesquisa, ICF cresceu 1,8% de fevereiro para março deste ano, chegando a 78,1 pontos

Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou nesta quarta-feira (23), que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 1,8% na passagem de fevereiro para março deste ano e chegou a 78,1 pontos. De acordo com a instituição, esta é a terceira alta consecutiva do indicador.
A CNC justificou relatando que a alta foi arrastada por sete componentes da ICF. As maiores taxas de crescimento foram notada nas 'avaliações sobre renda atual', que subiu 3,2%, na 'perspectiva profissional', com alta de 2,8% e no 'emprego atual', que cresceu 2,6%.
Os componentes que apresentaram desempenho um pouco menor foram o 'nível de consumo atual', que caiu 1,7%, o 'acesso ao crédito', com baixa de 1% e o 'momento para a compra de bens duráveis', que teve queda de 0,8%. O único componente em queda foi a 'perspectiva de consumo', com baixa de -1,2%.
Quando comparado a março de 2021, a intenção de consumo cresceu 5,9%, devido às altas em cinco componentes. O destaque principal foi para o 'emprego atual' (13,4%) e 'perspectiva de consumo' (16%).
Também apresentaram crescimento o nível de consumo atual (10,8%), a renda atual (9,7%) e a perspectiva profissional (3,1%).
Entretanto, a pesquisa informou que o momento para compra de bens duráveis caiu -9,9% e o acesso ao crédito teve baixa de -5,2%.