CNI: faturamento da indústria volta a crescer em março de 2021
Alta foi de 12,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado

Foto: Agência Brasil
De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atividade industrial voltou a crescer no mês de março e registrou alta de 2,2% no faturamento das indústrias. O resultado do mês de março compensa em parte a queda de 3,6% no faturamento registrado em fevereiro, quando a atividade industrial sentiu os efeitos da segunda onda da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Na comparação com o mês do ano passado, a alta no faturamento de março foi de 12,7%. Além disso, o levantamento registrou alta de 0,9% no número de horas trabalhadas em março, revertendo queda de 0,5% em fevereiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 10,7%, o que “reflete a recuperac?a?o da crise e a consolidac?a?o em um patamar superior ao verificado antes da pandemia”, disse a CNI.
A massa salarial (soma dos salários pagos corrigida pela inflação) também teve alta em março deste ano, quando cresceu 2,2%, mas apresentou uma queda de 4,6% na comparação com março de 2020 e ainda se mantém em patamares abaixo em relação aos números obtidos antes da pandemia. Ainda segundo a pesquisa, o único indicador que mantém tendência de alta, sem quebras, ao longo dos últimos oito meses, é o do emprego industrial, que registrou alta de 0,3% em março em relação a fevereiro, e de 1,2% na comparação com março de 2020.