CNJ estabelece composição do Comitê de Integridade do Judiciário

O conselheiro do CNJ, Mauro Pereira Martins, será o coordenador

[CNJ estabelece composição do Comitê de Integridade do Judiciário]

FOTO: Reprodução

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma portaria que define as pessoas que integram o Comitê de Integridade do Poder Judiciário. O conselheiro do CNJ Mauro Pereira Martins será o coordenador. 

A Presidência na implementação do sistema de integridade estabelecido na Resolução CNJ n. 410/2021, passa a ser assessorada pelo Comitê de Integridade. O colegiado também tem a responsabilidade de realizar o monitoramento e sugerir aprimoramentos a partir das melhores práticas nacionais e internacionais.

O Plenário do CNJ aprovou, em agosto de 2021, a implementação do Sistema de Integridade do Poder Judiciário, como conceito de diretrizes a serem seguidos pelos tribunais na identificação de seus respectivos planos de integridade.

Com as novas regras, a governança dos órgãos do Judiciário se modernizam e qualificam os tribunais para constatar, prevenir e punir fraudes e outros tipos de irregularidades.

Ao qualificar seus sistemas de integridade, os tribunais devem observar doze elementos estabelecidos na resolução, entre eles, a governança pública, a transparência, a inovação, a prestação de contas e responsabilização, assim como a vedação ao nepotismo.

A iniciativa faz parte de um dos eixo da gestão do ministro Luiz Fux à frente do CNJ, com o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, para a recuperação de ativos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!