Pesquisa mostra que 65% dos entrevistados acham que responsabilidade por testes de covid-19 é do governo federal

Participaram do levantamento, 1.252 pessoas, entre os dias 24 e 26 de janeiro

[Pesquisa mostra que 65% dos entrevistados acham que responsabilidade por testes de covid-19 é do governo federal]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Uma pesquisa do EXAME/IDEIA mostrou que 65% dos entrevistados acreditam que a responsabilidade dos testes para a covid-19 é do governo federal. Dois anos após o começo da pandemia, o Brasil está longe da capacidade de testagem ideal, seja na rede pública ou privada. 

Ainda de acordo com o levantamento, 17% depositam a responsabilidade sobre os governos estaduais e 12%, as prefeituras. Apenas 4% acreditam que a responsabilidade é dos próprios cidadãos.

"Todas as pessoas, de alta ou baixa escolaridade, por exemplo, acham que o governo federal é responsável pela compra de testes. O sentimento de que deve ser do próprio cidadão é muito baixo", diz Mauricio Moura, fundador do IDEIA.

Já em relação à vacinação de crianças, que começou neste mês, metade da população (50%) concordam que o governo do presidente Jair Bolsonaro "não deu prioridade à vacinação infantil do coronavírus, levando mais tempo para disponibilizar a vacina". Outros 20% discordam da afirmação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos em 16 de dezembro, mas a vacinação começou em 14 de janeiro, após semanas de discussão sobre incluir ou não as crianças no Plano Nacional de Imunização.

"O Nordeste é o que mais concorda que o governo federal não deu prioridade à vacinação infantil. É justamente nesta região onde o presidente Jair Bolsonaro tem dificuldade em atrair eleitores, quando fazemos pesquisa se intenção de voto", lembra Moura.

Participaram do levantamento, 1.252 pessoas, entre os dias 24 e 26 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!