CNU 2025: confira o que é preciso para garantir a participação garantir no 'Enem do Concursos'
Os participantes devem ficar atento aos horários, os documentos necessários, os itens obrigatórios e o cronograma

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: Jeso Carneiro/ Flickr
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) acontece no domingo (5). Ao todo, 760 mil candidatos deverão responder às provas objetivas aplicadas em 1.249 locais em 228 cidades de todo o país.
Para que realizem a prova sem intercorrências, os participantes, do chamado “Enem dos Concursos”, deverão ficar atentos quanto aos horários, os documentos necessários, os itens obrigatórios e o cronograma.
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) acontece neste domingo (5). Ao todo, 760 mil candidatos deverão responder às provas objetivas aplicadas em 1.249 locais, distribuídos em 228 cidades de todo o país.
Para realizarem a prova sem intercorrências, os participantes do chamado “Enem dos Concursos” devem ficar atentos aos horários, aos documentos necessários, aos itens obrigatórios e ao cronograma.
Uma das principais informações que os candidatos devem conferir antes de sair de casa é o local de prova. Segundo recomendação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadoras do certame junto à Escola Nacional de Administração Pública (Enap), os participantes devem consultar, no site do CNU 2025, o cartão de confirmação - que contém o local de aplicação da prova, horários, número de inscrição e outras informações. Assim, será possível planejar com antecedência o deslocamento até o local de aplicação.
O horário de fechamento dos portões é outro ponto que demanda atenção. As provas de nível superior serão aplicadas das 13h às 18h, e as de nível intermediário, das 13h às 16h30. Em ambos os casos, os portões dos locais de prova serão fechados 30 minutos antes, ou seja, às 12h30, de acordo com o horário de Brasília (DF).
Entre os documentos oficiais com foto que poderão ser apresentados pelos candidatos estão: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.
Importante destacar que versões digitais serão aceitas, desde que apresentadas em aplicativos com login GOV.BR, a exemplo do e-Título e da CNH Digital. Contudo, não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias dos documentos.
Além do documento oficial com foto, é permitido levar no domingo: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente; cartão de confirmação; água e alimentos de consumo rápido, em embalagens transparentes e sem rótulo.
Objetos não previstos no edital como chapéus e alimentos em recipientes em que não é possível ver o conteúdo estão entre os itens proibidos. Celulares, relógios, fones, tablets e outros aparelhos eletrônicos deverão ser entregues aos fiscais para serem lacrados em envelope.
O resultado da prova objetiva e a convocação para a discursiva serão divulgados no dia 12 de novembro.