Codecon notifica Embasa após suspensão do fornecimento de água em bairros de Salvador
Empresa deve apresentar um planejamento de contingência para ressarcir os transtornos causados na população

Foto: Reprodução / Embasa
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi notificada, nesta sexta-feira (17), pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador pela suspensão do fornecimento de água, em bairros de Salvador durante esta semana.
A Codecon cita o Código de Defesa do Consumidor para destacar que o fornecedor de serviços, no caso a Embasa, é obrigada a garantir a adequada prestação do serviço, que inclui a regularidade, a continuidade, a eficiência e a segurança.
Além disso, a Embasa deve apresentar um planejamento de contingência para ressarcir os transtornos causados na população. A interrupção no abastecimento de água causou transtornos para quem vive na capital baiana e na Região Metropolitana.
“A Codecon está atenta às necessidades dos consumidores e notificou a empresa para que sejam tomadas as providências necessárias para garantir o direito dos cidadãos. Além disso, ela deve apresentar um plano de contingência para ressarcir os transtornos causados aos consumidores e plano para desconto nas contas, em razão dos danos sofridos pelos consumidores", afirmou o diretor-geral do orgão, Zilton Krüger Netto.
O órgão pede ainda informações sobre o que a Embasa está fazendo para que a situação não volte a ocorrer e trazer prejuízos aos cidadãos.
Possíveis irregularidades de relação de consumo de água podem ser denunciadas através dos canais oficiais: Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site do Codecon, portal Fala Salvador ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156.
Na quarta-feira, 101 bairros de Salvador passaram o dia sem água por causa de um problema em uma obra da Embasa.


