Colágeno tipo 2 é importante na prevenção de dores articulares no inverno
Desgaste das articulações gera mais desconforto em temperaturas baixas

Foto: Reprodução
O desgaste natural sofrido pelo corpo humano impacta diretamente na forma como ele foi preservado e com as articulações isso não seria diferente, pois ela é interferida e causa as dores conhecidas como artrose. O problema é que nos dias frios, os incômodos são ainda mais intensos por causa da contração da musculatura e redução dos movimentos, gerando maiores desconfortos nas regiões.
Segundo explica o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, a utilização do colágeno tipo 2 cumpre um papel fundamental na prevenção de dores nesses períodos de temperaturas baixas, pois ele auxilia na proteção das articulações, principalmente os joelhos, além de promover melhora nos sintomas de osteoartrite e osteoporose.
"O colágeno tipo 2 desempenha importante função no mecanismo de defesa do organismo e ajuda a evitar a degradação do colágeno natural presente nas articulações e cartilagens do corpo. Na literatura médica existem também alegações relacionadas ao ganho de massa magra’, explica Magnoni ao completar: "O colágeno tipo II é uma das grandes inovações da ciência nutricional", afirma.
O processo de envelhecimento, juntamente com hábitos de vida relacionados à falta de exercícios físicos e alimentação inadequada, contribuem com a aceleração e degradação do colágeno no corpo. Para o Dr. Magnoni, a suplementação com colágeno tipo 2 e outras proteínas pode ser indicada a partir dos 30 anos para suprir o desgaste causado pelo envelhecimento, principalmente para as pessoas que exigem muito das articulações.
"O colágeno tipo 2 é o componente maioritário presente nas cartilagens e confere benefícios diretos relacionados a melhora funcional das articulações, além da melhora da aparência da pele e aumento da massa muscular. Atualmente há inúmeras opções para suprir sua carência. Além de cápsulas, pós ou comprimidos, está disponível no mercado uma nova geração de suplementos em gomas, mais práticas e saborosas, que suprem as necessidades diárias. Mas, é imprescindível sempre buscar orientação médica para uma avaliação antes de tomar qualquer atitude", acrescenta Dr. Magnoni.