/

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Colecionador descobre que é o dono de um carro pilotado por Ayrton Senna em 1994

Notícias
Esportes

Colecionador descobre que é o dono de um carro pilotado por Ayrton Senna em 1994

Modelo foi testado por tricampeão mundial da Fórmula 1 para reportagem que nunca foi publicada

Por Da Redação
Colecionador descobre que é o dono de um carro pilotado por Ayrton Senna em 1994
Foto: Reprodução/Claudio Larangeira

Por uma sequência de coincidências, um colecionador de carros descobriu que o Audi S2 que havia comprado de um outro colecionador em 2019, se tratava de um dos últimos automóveis pilotados por Ayrton Senna no Brasil antes da sua morte em 1º de maio de 1994. Até então, o Audi S2 pilotado por Senna estava por aí mais pela raridade, sendo que  foram produzidas apenas 306 unidades da versão sedã do que por ter estado nas mãos do tricampeão mundial de Fórmula 1. 

"A minha história com esse Audi S2 começou por um anúncio de venda na internet. Eu estava procurando um RS2 Avant na verdade, mas os preços estavam inflacionados, então vi o S2. Ele era parte de uma coleção muito grande, mas o antigo dono era mais focado em carros americanos, então resolveu vender e eu acabei comprando", conta o colecionador, que prefere não se identificar.

Logo após a compra, o novo proprietário não tive muito tempo de curtir a sua mais recente aquisição pois precisou fazer uma revisão profunda em todo o carro, o que acabou deixando o modelo parado por cerca de seis meses para deixa-lo em condições de uso. Foi nesse período, em meio a pandemia, que ele recebeu um contato de uma pessoa interessada em comprar o carro.

"A pessoa tinha interesse no carro, mas não tinha muito conhecimento técnico e mecânico então me colocou em contato com um jornalista que ela conhecia e que tinha conhecimento do carro, o Douglas Mendonça", diz. E nessa troca de informações entre eles foi que surgiram as primeiras informações.

Mendonça, à época da chegada da Audi ao Brasil, era diretor de redação da revista Quatro Rodas, que na ocasião, estava realizando uma matéria falando da chegada da marca no Brasil. Motivo pelo qual Senna pilotou esse carro em Interlagos. Com fotos do carro e da placa em mãos, Mendonça contatou alguns amigos da época da revista que confirmaram que aquele era o mesmo carro que Ayrton Senna tinha pilotado para a matéria.

A matéria e as fotos de Ayrton Senna com os carros em Interlagos nunca foram publicadas. Programada para a edição de maio da revista, teve antes dela o acidente em Ímola, em 1º de maio de 1994, que tirou a vida do piloto brasileiro a bordo do carro da Williams, na curva Tamburello. "O episódio fez com que a revista imprimisse, às pressas, outra capa para a edição, e retirasse a reportagem prevista com sete páginas para a edição", completa Douglas Mendonça.

O atual proprietário do S2 diz que como fã da marca, de Fórmula 1 e de Senna, saber que o tricampeão pilotou aquele carro obviamente coloca mais valor histórico sobre o modelo que ocupa sua garagem. Ainda assim, ele reforça que, como não tinha interesse em vender na época em que foi procurado, também não está pensando nisso agora, mas agradece que tenha acontecido o contato que levou a descobrir a história por trás do carro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102