Com 10,8 milhões de doses, Brasil não tem vacina suficiente para a 1ª fase, diz levantamento

Instituto Butantan informou que não há previsão de quando material será entregue para a produção do próximo lote

[Com 10,8 milhões de doses, Brasil não tem vacina suficiente para a 1ª fase, diz levantamento]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

Um levantamento realizado pelo UOL aponta que apesar da aprovação e do início da distribuição da CoronaVac em todo o país, ainda não há doses o suficiente para imunizar toda a população-alvo da primeira fase da vacinação. 

A pesquisa considera ao menos 14,8 milhões de brasileiros no grupo prioritário, enquanto, no presente momento, há apenas 10,8 milhões de doses da vacina contra a covid-19 em território nacional. Como a imunização de uma única pessoa é garantida somente após duas doses, são necessários 29,6 milhões de doses nesta etapa.

De acordo com o levantamento, os 10,8 milhões de vacinas do país correspondem a 6 milhões de doses distribuídas entre os estados somadas aos 4,8 milhões já produzidos e que aguardam aprovação para uso emergencial por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A quantia imuniza apenas 5,4 milhões de brasileiros, o equivalente a cerca de 2,5% da população do país.

Procurado pelo UOL, o Instituto Butantan afirmou que o acordo com a Sinovac garante a entrega de insumos suficientes para a produção de 46 milhões de doses no total. Os materiais necessários para a produção da vacina vêm da China e, até a tarde de terça-feira (19), o instituto declarou que ainda não havia previsão de quando seria entregue o próximo lote.

Dimas Covas, diretor do Butantan, informou que a instituição aguarda a liberação de insumos pelo governo chinês há 15 dias. O instituto alegou estar dentro do cronograma de entrega de ao menos 8,7 milhões de doses até o fim de janeiro.

A primeira fase do plano de vacinação tem por alvo: Profissionais de saúde; Idosos com 75 anos ou mais; Pessoas acima de 60 anos que vivem em casas de repouso e asilos; População indígena aldeada em terras demarcadas; Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
 


Comentários