Com 7 anos, sul-africana entra na lista dos melhores escritores infantis do mundo
Criança teve primeira ideia do livro ao apreciar as ondas do mar

Foto: Divulgação/Facebook
A sul-africana Michelle Nkamankeng era pra ser e ter uma rotina de uma criança normal de apenas sete anos. Mas, enquanto boa parte delas prefere distância dos livros nas horas vagas, Michelle aproveita os intervalos e as férias não só para se aproximar ainda mais dos livros, mas para escreve-los.
Ela acaba de publicar a sua primeira obra literária, Waiting For The Waves (Esperando Pelas Ondas), e a enorme obstinação e dedicação já trouxeram recompensas: ela foi incluída em uma lista global entre os dez principais autores de livros infantis.
A ideia para seu primeiro livro surgiu de uma cena que literalmente batizou a publicação. Na primeira ida à praia de toda sua vida, ainda temerosa diante das ondas, Michelle perguntou ao pai o que todos faziam parados, diante do mar, olhando a imensidão de água ir e vir. “Estamos esperando a próxima onda”, disse o pai – e o raio da inspiração atingiu a menina, que sem titubear imediatamente afirmou que tinha a ideia para seu primeiro livro. Ali mesmo ela o batizou e começou a escreve-lo.
“Eu apenas ri e não levei nada disso a sério. Ela começou a pegar papéis em casa e amarrou o bloco como um livro. Ela fez tudo isso em segredo. Nós não tínhamos ideia do que ela estava fazendo até que ela deu a sua mãe o conteúdo escrito à mão, grampeado e encapado. Ela apenas disse: ‘Mãe, este é o meu livro!”, afirmou Paul Nkamankeng, pai de Michelle.
Ela nunca mais parou, e esse parece ser mesmo só o começo. Waiting For The Waves é o primeiro de quatro livros infantis a serem publicados por Michelle – e os quatro já estão escritos. Quando seu quarto livro já estava pronto, ela deu um ultimato aos pais: se vocês não tem planos de tentarem publicar uma das minhas histórias, eu vou parar de escrever. Foi aí que os pais de Michelle perceberam a seriedade de seu compromisso, e o livro foi enfim publicado.