Com alta do diesel, contas de luz devem ficar mais caras no Brasil

Segundo o governo e órgãos do setor elétrico, o repasse é imprescindível para arcar com operações de usinas térmicas

Por Da Redação
Ás

Com alta do diesel, contas de luz devem ficar mais caras no Brasil

Foto: Reprodução/G1

Em razão da alta dos combustíveis, as contas de luz podem ficar mais caras no Brasil. Conforme o governo e órgãos do setor elétrico, o preço do óleo diesel subiu, e esse repasse é imprescindível para arcar com as operações de usinas térmicas movidas pelo adustível.

No fim do ano passado, essas usinas, que são mais caras do que a hidrelétricas, foram acionadas à exaustão, por causa da crise hídrica. Com as chuvas de verão, parte delas foram desligadas. Apesar disso, ainda existe centenas que continuam em operação.

A geração dessas usinas ajudam a preservar os reservatórios das hidrelétricas para que atravessem o período de seca. Além disso, as térmicas a óleo são, basicamente, a única fonte de energia elétrica em centenas de municípios do Brasil que ainda não estão conectados ao sistema nacional de transmissão de energia.

No entanto, é o consumidor que paga a mais na conta, já que todo o valor gasto por essas térmicas é bancado por um encargo embutido na conta de luz a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

No fim de 2021, já era esperado que as despesas com o encargo subiriam 21% neste ano, chegando a R$ 10,3 bilhões, em função do aumento dos preços dos combustíveis. Agora, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia e das dificuldades de se prever os impactos nos preços dos combustíveis, esses números podem subir com maior frequência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.